sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Verdade e Fé

Verdade e Fé
Verdade é o que a inteligência ou a razão pode e deve dar o seu SIM.Ela está em conformidade com o objeto do pensamento.é o conhecimento do real, ao qual se atribui o maior valor.Ela se opõe ao erro, à ilusão.Enfim,na verdade,a realidade e a idéia não se opõem,ela fornece mesmo os cacteres essenciais do objeto real,que lhe permitem conhecê-lo.
A expressão do conhecimento conforme à realidade,é a verdade.Tal expressão conhecida ou a vir a ser opõe-se a erro,à ignorância ou à invenção ou mentira.A verdade exige lucidez ou sinceridade de quem a possui.Podemos considerar convicção,crença,evidência,certeza como sinônimos de verdade.
Procurar possuir a verdade é uma busca incessante do ser humano."A cada um, sua verdade."
A ci~encia é uma espécie de verdade:imperfeita e provisória muda constantemente na medida em que se aumenta o conhecimento sobre ela.
A alegoria da verdade é uma mulher nua tendo um espelho na mão, saindo de um poço,representando a expressão sincera, sem reservas ou acrescimos, daquilo que se conhece e do qual se foi testemunha.
A verdade nem sempre é agradável de ser dita.Ela é quase sempre útil a quem se diz, mas incnveniente para os que a dizem,porque, quase sempre faz germinar sentimentos ruins naqueles que não a querem ouvir.
Só as crianças, os seres simples dizem a verdade.Aquilo que sai espontaneamente da sua boca esclarece o que os adultos escondem.
Para a verdade tida como ausência de contradição,Pascal dizia:" contradição não é marca do falso,nem a ausência de contradição é marca da verdade."
As verdades absolutas supõem um ser absoluto como as mesmas e nesse caso somente Deus
pode ser considerado verdade absoluta pois "Ele é" ao declarar "Eu sou o caminho,a verdade e a vida."Cristo na sua evangelização começava as parábolas com a expressão:" Na verdade,na verdade,eu vos digo..."
A fé e a verdade se confundem.
Acreditar ,por uma adesão profunda do coração,que traz em si a verdade, é a fé.
Na fé, Deus é sensível ao coração,não à razão.
Ver com os olhos da fé é crer fervorosamente,sem nenhuma necessidade de provar a verdade.
"Somente a fé salva" dizem os adeptos do protestantismo.Para eles,a fé prescinde das obras para a salvação dos fiéis.