quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aonde está o silencio

Aonde está o silêncio

Nas nossas casas, quase todos os locais silenciosos desapareceram. Para cada um que possua um quarto privativo,todos os eletro eletrônicos ali se encontram ligados no mais alto decibel que o ouvido humano possa suportar, acrescentada ainda uma bateria completa. Imaginem este cenário repetido duas vezes, quando os filhos são dois e os pais não querem que haja diferença entre eles.
Se viajamos, mesmo para cidades bem próximas, antes de sair o ônibus,os passageiros pegam seus celulares para avisar que chegarão dentro de cinquenta minutos a uma hora e pouco e, antes que o veículo chegue a seu destino os parentes ou amigos já estão ligando para confirmar a hora que devem esperá –los na rodoviária.
Enquanto isto, uns comem ( os mais gordos, certamente ) outros leem ( uns três ou quatro ), outros contam cenas das novelas em voz alta. Que loucura!
O desejo de se comunicar a qualquer preço leva a uma histeria coletiva. Nenhum momento de tranquilidade é permitido. Somente se a viagem começou muito cedo e a maioria dos passageiros está mal dormida é que se pode ter esperança de algum silêncio durante a mesma.
Como é bom relembrar o tempo em que nas casas, havia uma sala de visitas onde as pessoas conversavam serenamente, ouvindo às vezes, um piano discreto, tocado por uma tia solteirona ou por um criança com pendor para a música enquanto as outras eram mandadas brincar no quintal, depois de cumprimentarem carinhosa e educadamente as visitas.
Hoje em dia, até na igreja, o silêncio para uma reflexão é prejudicado pelas crianças menores que correm para cima e para baixo, sem que nem o padre consiga fazê-las sossegar, nem os pais, que mal as olham, como se não fizessem parte da família.
Haja psicólogos ou psiquiatras para conter tanta necessidade de comunicação oral entre nós, seres humanos.

Therezinha de Jesus de A.Cunha Redação Criativa - Prof. Ana Araujo

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha amiga, continue postando suas idéias, pois onde está o silêncio ele está em cada um de nós com nossas atitudes e gestos neste mundo ligeiramente acelerado.
rodrigo Professor.